Explorar à volta

Cascais

5 min carro/ 20 min a pé desde o Estoril

E porque não começar com um passeio à beira-mar, pelo paredão, desde o Estoril até Cascais? Parece-nos uma excelente ideia! Cascais é uma vila piscatória situada ao lado do Estoril. Através das suas ruas típicas e pitorescas, é possível descer até ao centro da vila, onde estão os famosos gelados Santini. O passeio continua pela soalheira baía de Cascais. Daí é possível seguir, passando pela Cidadela até à marina de Cascais, que tem vários restaurantes, bares e lojas. Ao lado da marina, encontra-se uma casa indissociável da paisagem de Cascais, a Casa de Santa Maria, em conjunto com o Farol Museu e o Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães. Perto desta, é possível disfrutar também da Casa das Histórias Paula Rego, da artista contemporânea portuguesa, bem como dos espaços verdes e sombras do Parque Marechal Carmona.
Ao final da tarde, recomendamos dar uma volta pela rua amarela, a rua mais cool de Cascais, onde se pode tomar algo e tapear, nos vários bares por aí distribuídos, entre eles, a Taberna Clandestina, o Malacopa Taco-Bar e o Mules & Gin. Ainda em Cascais, outros dos nossos restaurantes favoritos: Hífen, Izakaya, Marisco na praça, Corleone, Caffe ItáliaConfraria.

Guincho e Cabo da Roca

15 min de carro desde o Estoril

O Guincho é uma das zonas por onde gostamos de passear. Começamos por tomar o pequeno-almoço na Confeitaria da Guia e por disfrutar da sua vista magnífica. No espaço da Casa da Guia existem também várias lojinhas giras. Seguimos caminho e paramos na Boca do Inferno, uma formação de rochas onde as ondas do mar batem com muita intensidade, abrindo cavernas. Em dias de forte agitação marítima as ondas podem alcançar uma altura impressionante! Seguindo pela estrada do Guincho, passamos por um dos nossos restaurantes de eleição: Monte Mar. A próxima paragem é na Praia do Guincho, com cerca de 1 Km de areal e rodeada de dunas e vegetação, ideal para uma caminhada ou para surfar. Seguimos caminho até ao ponto mais ocidental da Europa - o Cabo da Roca“Onde a terra se acaba e o mar começa” (in Os Lusíadas, Canto III), que nos brinda com uma paisagem deslumbrante. No caminho de volta, existe uma esplanada, meio escondida,  Moinho, que merece a visita e também um restaurante, em cima da praia, onde gostamos de almoçar, o Restaurante da Adraga (é importante reservar). Pela zona, há ainda uma feira com produtos frescos, locais e regionais, Feira de Almoçageme e uma loja, Coisas da Terra, com peças rústicas para decoração.

Sintra

20 min de carro desde o Estoril

Não podemos deixar de recomendar que visitem Sintra: imperdível! Classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, Sintra é mágica e parece saída de um conto de fadas. Sugerimos começar o dia bem cedo, com uma visita ao centro da vila, pelas ruas e ruelas estreitas, com paragem para tomar um café, uma queijada ou um travesseiro na Piriquita. Em seguida, com uma pequena caminhada, chegam à Quinta da Regaleira, que junto com o seu palácio são dos locais mais enigmáticos e místicos de Sintra. Relativamente perto, encontram também o Palácio de Monserrate, uma das mais incríveis criações do romantismo. Para o próximo destino, recomendamos voltar ao centro da vila e apanhar um tuk-tuk até ao Palácio da Pena, um dos maiores ex-líbris de Sintra (e de Portugal), que fica no Monte da Lua, bem no topo da Serra de Sintra. Também o Chalet da Condessa d’Edla pode ser visitado com o mesmo bilhete da visita ao Palácio da Pena, sendo a sua deslocação feita por entre as ruas ajardinadas do lindíssimo Parque da Pena. Com tanto passeio e caminhada pela natureza, a fome espreita e nada melhor do que um almoço junto às praias de Sintra, onde a Serra encontra o Atlântico. Na Praia Grande, sugerimos o Bar do Fundo, com ótimo peixe e marisco, num ambiente de casa de praia com vista para o mar. Também entre a serra e o mar está outro restaurante que gostamos muito: restaurante Azenhas do Mar, com bom peixe e marisco numa pequena e castiça aldeia piscatória.

Lisboa

30 min de carro/comboio desde o Estoril

Sugerimos começar por descobrir a capital portuguesa pela zona dos descobrimentos: Belém. Aqui podem tomar o pequeno-almoço e provar os deliciosos pastéis de Belém. É também nesta zona que podem visitar o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém. Continuando caminho, podem contratar um tuk-tuk que passe pelo MAAT e pelo LxFactory e vos leve até à Praça do Comércio, onde não deixem de apanhar o famoso eléctrico 28 que passa pela Sé de Lisboa e vos leva também ao Castelo de São Jorge. No regresso, passem por Alfama, um dos bairros mais típicos de Lisboa e berço do Fado, onde podem também deslumbrar vistas maravilhosas desde o Memmo Alfama Terrace. Não percam os bairros Chiado e Bairro Alto!
Para repôr energias, três restaurantes que gostamos: Ramiro, Aqui Há Peixe e Sala de Corte. Existem ainda vários rooftops pela cidade, para um copo ao final de tarde, como o SEEN Sky bar, o Javá ou o PARK. Para os mais notívagos, podem dançar pela noite dentro no Jamaica/Tokyo ou Radio-Hotel e terminar a ver o sol nascer da varanda do LuxFrágil.

As nossas sugestões